quinta-feira, 29 de abril de 2010
A5 tem jeito de sedã e disposição de cupê
Com linhas arrojadas, Audi A5 Sportback tem desempenho e estabilidade exemplares
por Fernando Miragaya
do Auto Press
Indaiatuba/SP - A onda dos cupês quatro portas entre as chamadas marcas premium pode até desagradar os puristas. Afinal, é um tipo de carroceria idealizada para passar esportividade e arrojo. Mas a Audi conseguiu agregar mais duas portas ao seu cupê médio sem por a perder esses dois quesitos. O A5 Sportback cumpre bem o papel de oferecer uma melhor habitabilidade sem abrir mão das linhas modernas e do ar cupê de seu embrião. E, como de costume nos modelos da marca alemã, aliado a boas doses de conforto, sofisticação e tecnologia.
No visual, o A5 Sportback não nega suas raízes de cupê. A frente adota o mesmo visual do A5 original e o modelo ostenta um caimento acentuado do teto na terceira coluna. As portas “ extras ” não quebram a harmonia do carro, que preserva a carroceria com múltiplos músculos e saliências. A traseira mescla formatos arredondados com vincos na tampa do porta-malas e lanternas predominantemente horizontais.
O recheio do A5 original também se mantém quase que por completo no Sportback. Lá estão airbags frontais e laterais dianteiros, freios com ABS e EBD, controle de estabilidade, faróis bixênon direcionais entre os itens de segurança. No conforto, ar automático, trio, direção elétrica, computador de bordo, controle de cruzeiro, bancos dianteiros elétricos, além do sistema de entretenimento que reúne rádio/CD/MP3 com entradas USB e SD Card, conexão Bluetooth e uma tela colorida de 6,5 polegadas.
Sob o capô, o A5 Sportback traz o conhecido propulsor 2.0 TFSI, com turbocompressor, injeção direta e comando variável de válvulas. São 214 cv de potência e 36,0 kgfm de torque máximo em uma faixa plana que vai dos 1.500 aos 4.200 giros. O propulsor trabalha com uma transmissão Multitronic de oito velocidades com paddle-shift para mudanças sequenciais. O preço, é claro, acompanha toda esse recheio e o A5 Sportback chega ao Brasil por iniciais R$ 189 mil. Com o único opcional, o som da marca Bang & Olufsen, o cupê quatro portas chega a R$ 193 mil.
Primeiras impressões
Indaiatuba/SP – Não se deixe enganar pelas quatro portas do A5 Sportback. A alma de cupê continua a falar mais alto. Principalmente no desempenho. O modelo da Audi oferece arrancadas vigorosas, graças ao ótimo entrosamento entre o motor 2.0 turbo com injeção direta e 214 cv com o câmbio Multitronic continuamente variável. Praticamente não há trancos entre uma mudança e outra de velocidade, o que confere uma performance instigante.
A Audi fala em 7,4 segundos no zero a 100 km/h e máxima de 235 km/h para o Sportback. A verdade é que em questão de instantes o modelo já ultrapassa a faixa dos 120 km/h. O torque de 36,0 kgfm mantém o motor cheio em sua plenitude dos 1.500 aos 4.300 giros para efetuar retomadas com agilidade. E tudo dentro de um comportamento dinâmico exemplar. Com excelente rigidez torcional, o A5 Sportback não faz qualquer menção de desgarrar em curvas e a comunicação entre rodas e volante se mostra precisa mesmo a 180 km/h.
Apesar das portas adicionais, o A5 Sportback evidencia alguns defeitos típicos dos cupês. Os acessos são dificultados pela baixa altura do carro e pelo vão diminuto das portas. Atrás, o espaço é garantido pelo entre-eixos de 2,81 metros, 6 cm a mais que o A5 cupê. Mas nada de exageros. Apesar dos três lugares no assento traseiro, só mesmo dois adultos viajam com tranqüilidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário