Qual a melhor combinação de letras e números?
Por Cadu Ramos
A bióloga Luísa Haddad, 23, escolheu os números da placa do seu automóvel para escapar do rodízio as segundas e sextas-feiras, dias em que geralmente viaja para o interior de São Paulo a trabalho. "Aí, lá na hora, o meu pai viu que poderia inserir as iniciais do meu nome também, e fez esta brincadeira. Mas a intenção era só escolher os números mesmo", explica. Já para a designer de interiores, Gabriela Bastos, 28, os números nem importavam tanto. O que ela queria mesmo era colocar as letras GAB na placa do seu primeiro carro zero, um Fiat Palio. E conseguiu.
Assim como as duas, muitas pessoas (cerca de 60% que adquirem um zero quilômetro, dizem os despachantes) gostam de personalizar a placa, por motivos variados e, diferente do que a crença popular sugere, não pagam nenhum centavo a mais por isso. O procedimento, aliás, é bem simples. "O cidadão vai até o Setor de Classificação de Placas, no Detran Armênia, e verifica a disponibilidade de letras e números, solicitando, por requerimento, uma das que foram colocadas como alternativa. Paga-se as taxas normais de registro do veículo zero quilômetro", diz a assessoria de imprensa do órgão.
Porém, na hora de escolher, a não ser que você não tenha interesse de revender o automóvel, é preciso lembrar que a placa, assim como uma certidão de nascimento, nunca mais mudará e que, por isso, exige alguns cuidados. Por exemplo: evitar algumas letras iniciais, como a letra A, que geralmente são utilizadas por carros registrados no Paraná, onde o imposto é mais barato, e transferidos para São Paulo, por locadoras de veículos. Outro dígito que dificulta a revenda é a letra B, bastante associada a táxis. As mais comuns em carros particulares de São Paulo são as iniciais C, D, E e F.
Quanto aos números, o gerente comercial da Fiat Sinal, Valdir Pereira de Castro, diz que não há preferência. "Hoje em dia os clientes normalmente possuem dois carros. Eles procuram só diferenciar os dias de rodízio", diz. E quem tem só um carro? "Aí vai depender da sua rotina. Não existe dia pior ou melhor, mas sim os que se encaixam bem ou não agenda dos consumidores", completa.
Para quem é supersticioso e acredita em numerologia, existem ainda alguns cálculos sugeridos para trazer bons fluidos ao automóvel. Segundo alguns estudiosos da área, os melhores resultados para a soma das letras e números são 6, ligado à responsabilidade, conforto, tranquilidade e estabilidade, ou 3, ligado à sorte, lazer e alegria. Enquanto a somatória de final 4 ou 5 seriam as menos indicadas, por deixar os carros mais expostos a acidentes e roubos. Mas isto depende basicamente da fé de cada um e de contas envolvendo nomes e números diversos, que só um profissional saberia indicar.
Como calcular o número da placa de seu carro
Transforme as letras da placa em números e some com o restante dos números da placa. Reduza o total a um número de 1 a 9.
TABELA DE EQUIVALÊNCIA ENTRE NÚMEROS E LETRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário