sábado, 15 de maio de 2010

Webber conquista a pole em Mônaco; Massa larga em quarto

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O australiano Mark Webber cravou 1min13s826 no circuito de Monte Carlo e conquistou a sua terceira pole position do ano, a quarta de sua carreira. Vencedor da última corrida na Espanha, o piloto da Red Bull fez o melhor tempo do fim de semana e vai largar na frente na corrida que terá largada às 9 horas (de Brasília), com acompanhamento ao vivo do Placar UOL.

Sem Fernando Alonso, que teve que trocar os chassis devido a uma batida na sessão livre e vai largar em último, Felipe Massa se manteve entre os mais rápidos durante toda a classificação, mas vai largar em quarto lugar. O brasileiro Rubens Barrichello sai na nona posição.

Webber obteve a pole nos instantes finais do treino, desbancando o polonês Robert Kubica, que deixou muitos favoritos para trás e conseguiu a segunda posição. O alemão Sebastian Vettel, também da Red Bull vai largar em terceiro lugar.

Lewis Hamilton, da McLaren, ficou em quinto, enquanto seu companheiro Jenson Button, líder do campeonato, obteve apenas a oitava colocação. Na disputa interna da Mercedes, Rosberg superou Schumacher de novo e vai largar em sexto, uma posição à frente do heptacampeão.

Destaque do treino, Kubica já havia sido o mais rápido na terceira sessão livre, e mostrou que em Mônaco a distância das equipes menores para os carros favoritos fica menor. Por pouco o polonês não conseguiu a sua primeira pole desde 2008, quando largou na frente pela última vez, no GP do Bahrein.

O treino

Felipe Massa foi o único a andar abaixo da marca de 1min15s na primeira parte do treino e avançou para o Q2 em primeiro lugar, seguido por Webber e Kubica. Sem surpresas, os seis pilotos eliminados que largarão logo à frente de Fernando Alonso são das equipes estreantes.

Com um carro menos evoluído que o colega de Virgin, Di Grassi obteve o 21º lugar, atrás do companheiro Glock. Quase cinco segundos mais lento que o líder, Bruno Senna conseguiu a 22ª posição, à frente de Karun Chandhok. Mesmo assim, não houve caos devido ao tráfego na primeira parte do treino.

No Q2, Jenson Button mostrou dificuldades para levar sua McLaren à disputa pela pole e só avançou em décimo, logo atrás de Barrichello, enquanto Rosberg passou a andar mais rápido do que Massa. Uma batida de Petrov faltando três minutos para o final causou uma rápida bandeira amarela, que não chegou a causar problemas para os outros pilotos.

A disputa da pole começou com Kubica andando na casa de 1min14s2, e parecia que o polonês não seria batido até que Webber entrou na marca dos 1min13s. Felipe Massa esteve na terceira colocação até o minuto final do treino, quando foi superado por Sebastian Vettel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário