Desde o primeiro dia de janeiro a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível obriga os veículos de transporte de passageiros a usarem o diesel S-50, desenvolvido pela Petrobras. A medida está sendo implantada aos poucos no País. Já é lei em São Paulo e agora vale para as regiões de Campinas, Baixada Santista, São José dos Campos e Rio de Janeiro. O diesel S-50 é mais limpo do que o S-500, que vinha sendo utilizado pelas empresas de ônibus. Sua composição tem 90% menos de enxofre do que a versão anterior. Sua substituição é fruto de acordo firmado com a participação do poder público, agências de petróleo e gás e montadoras de veículos de todo o território nacional, com objetivo de reduzir da emissão de poluentes na queima do diesel. O novo combustível S-50 (com 50 partes por milhão de enxofre - ppm) traz benefícios ambientais e aumenta o desempenho do motor. A Petrobras está investindo US$ 4 bilhões até 2012 para garantir a produção doméstica total do combustível. O objetivo é ter plena capacidade produtiva do diesel para atender o mercado brasileiro, sem depender de importação. No entanto, algumas empresas relatam dificuldades para aquisição do diesel S-50. Até 2013 a Petrobras pretende investir mais US$ 6 bilhões na produção de um combustível para veículos pesados no Brasil, ainda menos poluente, o diesel S-10 (com concentração de apenas10 partículas por milhão de enxofre).
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Avança a obrigatoriedade do diesel menos poluente
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