Chery, Hafei e Jinbei. Essas foram as três marcas que mais crescerem no mercado brasileiro no primeiro trimestre deste ano. É verdade que elas têm um volume de vendas muito pequeno: a Chery vendeu 2,5 mil carros nos três meses, a Hafei 3,6 mil e a Jinbei apenas 120. Mas o percentual de crescimento mostra que essas marcas têm tudo para se tornar uma opção para o consumidor. A Chery cresceu 428%, a Hafei 338% e a Jinbei 316%. De comum, elas têm a procedência, todas vêm das China e pelo menos mais duas chinesas cresceram bem acima da média do mercado: a Changan, +70% e a Effa, +36%. A Changan vendeu apenas 474 unidades no trimestre e a Effa 239. Isso sem contar JAC e Lifan, iniciaram vendas há menos de um ano e portanto não há como comparar as vendas. A Lifan vendeu de janeiro a março 692 unidades e a JAC chegou a 461 unidades em apenas dez dias úteis, pois o início das vendas foi em 18 de março. Além das chinesas, a Jeep teve crescimento espantoso, 277%, mas também sob uma base pífia: cresceu de136 para 513 unidades no trimestre. A coreana Ssangyong vem a seguir, na quinta posição entre as marcas que mais evoluíram neste ano: teve um aumento de 99,5%, passando de 563 no primeiro trimestre de 2010 para 1.123 neste ano. Outras duas pequenas destacam-se neste ano no ranking das que mais cresceram em vendas: a Míni (oitava colocada, com crescimento de 68%) e a Suzuki, nona, com aumento de 64%. Mas os maiores destaques ficaram com a Nissan e a Kia. Foram as únicas marcas com grande volume de vendas (acima de quatro mil carros/mês) que apresentaram crescimento acima de 50% no primeiro trimestre de 2011. A Nissan vendeu este ano 13.396 carros, 77% a mais do que no primeiro trimestre do ano passado e ficou em sexto lugar. A Kia cresceu 59,5%, passando de 10.866 unidades no período janeiro a março do ano passado para 17.330 neste ano. A marca coreana foi a décima que mais cresceu no Brasil em 2011.
sábado, 16 de abril de 2011
Chery, Hafei e Jinbei são as marcas que mais crescem no Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário