Modelo foi desenvolvido para variar a gama da montadora e caiu nas graças do público feminino
Enquanto a Citroën foca nos lançamentos da renovada linha DS, outro carro importante para a história da montadora francesa festeja seus 50 anos. Lançado em 1961, O Ami 6 fazia parte de uma estratégia da marca de variar sua gama de veículos e acabou sendo abraçado pelo público feminino.
Criado por Flaminio Bertoni, mesmo designer dos clássicos 2CV e DS, a principal característica do modelo é a parte traseira invertida. Equipado com motor dois cilindros refrigerado a ar, o carro entregava 35 ph, com velocidade máxima de 105 km/h. No início, o veículo logo chamou a atenção pela capacidade de carga incomum para um compacto.
O lançamento do Citroën Ami 6 também marcou a estréia do centro de produção de Rennes La-Janais, unidade que se tornaria um grande centro de produção da marca. O veículo foi substituído em 1964, com o lançamento do Ami 8, e ainda gerou outras versões como o Ami Super e o M35.
Para comemorar a data, a montadora convoca os proprietários, do original e das versões subsequentes, para a excursão do Françe Amiclub. O ponto de partida será a unidade Rennes La-Janais, no dia 8 de julho de 2011. O cinquentenário será celebrado com um percurso de 2600 km, divido em 14 estágios.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Os 50 anos do Citroën Ami 6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário