MotorDream lista os cinco modelos mais importantes da marca sueca que deixará órfã uma legião de saudosistas
por Alyne Bittencourt
com AutoCosmos/Argentina
A marca começou sua história em 1947 construindo aviões e herdou o nome dessa época, já que Saab são as iniciais de Svenska Aeroplan Aktiebolaget, ou “Companhia Sueca Fabricante de Aviões”. Desde o primeiro modelo fabricado, os carros da montadora se destacaram por ter uma personalidade própria, com linhas e traços diferentes dos presentes nos concorrentes.
Veja a lista dos cinco carros mais importantes da história da marca:
Saab 92
O carro foi produzido entre os anos de 1949 e 1956 tomando como ponto de partida um projeto inspirado na linha dos aviões. O resultado foi um carro com baixíssima resistência aerodinâmica, impensável naquela época. O modelo, com motor que entregava 25 cv e garantia velocidade máxima de 105 km/h ,foi logo aceito pelo público. Seu sucessor foi o Saab 93.
Saab 96
Lançado em 1960, o 96 era equipado com um motor de dois tempos e três cilindros acoplado a uma transmissão de seis velocidades. Ele foi um dos modelos de maior longevidade da marca, tendo sido fabricadas 547.221 unidades de 1960 até 1980. O modelo ganhou fama quando, pilotado por Eric Carlsson, ganhou o Rally de Montecarlo de 1966.
Saab Sonett
O Sonett teve três versões. A primeira não foi mais do que um carro artesanal, com apenas sete unidades produzidas. Seu estilo imitava o dos roadsters ingleses, mas pecava pela qualidade da fabricação da carroceria, e a produção não foi levada adiante. De 1966 a 1970 o Sonett II, um cupê de dois lugares, deu sequência ao primeiro modelo. Foram 258 unidades feiras sob encomenda. O Sonett III foi a última tentativa da Saab de fazer um carro de dois lugares. Dessa versão foram produzidas pouco mais de 8.300 unidades entre 1970 e 1974. O modelo, contudo, não foi um grande êxito comercial.
Saab 99
Fabricado de 1966 a 1987, é mais um representante dos Saab que tiveram vida longa. Ao longo desses 21 anos, quase 600 mil exemplares foram fabricados. O 99 era oferecido em três versões: com três ou cinco portas, e uma versão perua chamada de Combi. O mais representativo foi o 99 Turbo de 1978. A bordo do modelo muitos rallies europeus foram conquistados.
Saab 9-4X
O SUV médio de desenho vanguardista e motorizações eficientes era uma grande promessa da marca. Ele foi fabricado fora da Suécia para atender o mercado norte-americano. Produzido pela General Motors na unidade mexicana de Ramos Arizpe, o 9-4X não conseguiu salvar a Saab da falência.
Mas a história da sueca pode ainda estar longe do fim. Apesar da falência declarada em dezembro, a direção da fabricante já informou que há investidores interessados na marca e que podem salvá-la do fim.
domingo, 22 de janeiro de 2012
Confira cinco modelos da Saab que marcaram época
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário