domingo, 22 de janeiro de 2012

Confira cinco modelos da Saab que marcaram época

Confira cinco modelos da Saab que marcaram época

MotorDream lista os cinco modelos mais importantes da marca sueca que deixará órfã uma legião de saudosistas

por Alyne Bittencourt
com AutoCosmos/Argentina


A marca começou sua história em 1947 construindo aviões e herdou o nome dessa época, já que Saab são as iniciais de Svenska Aeroplan Aktiebolaget, ou “Companhia Sueca Fabricante de Aviões”. Desde o primeiro modelo fabricado, os carros da montadora se destacaram por ter uma personalidade própria, com linhas e traços diferentes dos presentes nos concorrentes.

Veja a lista dos cinco carros mais importantes da história da marca:


Saab 92

O carro foi produzido entre os anos de 1949 e 1956 tomando como ponto de partida um projeto inspirado na linha dos aviões. O resultado foi um carro com baixíssima resistência aerodinâmica, impensável naquela época. O modelo, com motor que entregava 25 cv e garantia velocidade máxima de 105 km/h ,foi logo aceito pelo público. Seu sucessor foi o Saab 93.


Saab 96

Lançado em 1960, o 96 era equipado com um motor de dois tempos e três cilindros acoplado a uma transmissão de seis velocidades. Ele foi um dos modelos de maior longevidade da marca, tendo sido fabricadas 547.221 unidades de 1960 até 1980. O modelo ganhou fama quando, pilotado por Eric Carlsson, ganhou o Rally de Montecarlo de 1966.


Saab Sonett


O Sonett teve três versões. A primeira não foi mais do que um carro artesanal, com apenas sete unidades produzidas. Seu estilo imitava o dos roadsters ingleses, mas pecava pela qualidade da fabricação da carroceria, e a produção não foi levada adiante. De 1966 a 1970 o Sonett II, um cupê de dois lugares, deu sequência ao primeiro modelo. Foram 258 unidades feiras sob encomenda. O Sonett III foi a última tentativa da Saab de fazer um carro de dois lugares. Dessa versão foram produzidas pouco mais de 8.300 unidades entre 1970 e 1974. O modelo, contudo, não foi um grande êxito comercial.


Saab 99

Fabricado de 1966 a 1987, é mais um representante dos Saab que tiveram vida longa. Ao longo desses 21 anos, quase 600 mil exemplares foram fabricados. O 99 era oferecido em três versões: com três ou cinco portas, e uma versão perua chamada de Combi. O mais representativo foi o 99 Turbo de 1978. A bordo do modelo muitos rallies europeus foram conquistados.


Saab 9-4X


O SUV médio de desenho vanguardista e motorizações eficientes era uma grande promessa da marca. Ele foi fabricado fora da Suécia para atender o mercado norte-americano. Produzido pela General Motors na unidade mexicana de Ramos Arizpe, o 9-4X não conseguiu salvar a Saab da falência.

Mas a história da sueca pode ainda estar longe do fim. Apesar da falência declarada em dezembro, a direção da fabricante já informou que há investidores interessados na marca e que podem salvá-la do fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário