terça-feira, 27 de abril de 2010

Raízes possíveis e prováveis do Novo Uno

O mistério foi encerrado oficialmente na semana passada, quando a Fiat do Brasil liberou as primeiras fotos oficiais do Novo Uno. Aconteceu pouco depois de o site iCarros dar um belo furo jornalístico e publicar algumas imagens do carro, quase certamente vazadas por alguém de dentro da montadora. A audiência explodiu.

Agora é hora de começar a analisar o que é (em vez de como é) o Novo Uno, e um ponto de partida inevitável é o design. Vamos às duas fotos oficiais do carro:



O Novo Uno de frente (acima) e por trás: fotos foram divulgadas
após 'furo' do site iCarros; lançamento oficial é no dia 5 de maio




Muito bem. Reportagem da revista Quatro Rodas publicada na edição de maio traz o depoimento do designer-chefe Daniel Vicentini Lelis sobre o processo de criação do Novo Uno. Ele entrega que um modelo da Scion, marca "jovem" da Toyota para o mercado dos Estados Unidos, foi usado como referência. Não diz qual, e a revista não publicou foto.

Mas parece claro que o Scion a que Lelis se referiu é o xD. Veja abaixo:


Scion xD, compacto americano que pode ter inspirado o Novo Uno

Para além dessa origem nipoamericana, uma parte do visual do Novo Uno certamente saiu das gavetas da própria Fiat. Um carro sempre citado como matriz do futuro compacto brasileiro é o Panda (que na verdade é muito mais próximo do nosso Idea). Pois nós desenterramos duas imagens de um conceito baseado nele, o Panda MultiEco, apresentado no Salão de Genebra de 2006. Confiram:



Fiat Panda MultiEco, conceito preparado pela Fiat para o
Salão de Genebra de 2006, aqui visto de frente e por trás



As semelhanças com o Novo Uno são impressionantes, e não só pela traseira, que de resto é praticamente a mesma do Panda de produção. O que mais chama a atenção é a grade sólida com quatro fendas paralelas dispostas à direita (de quem olha). É uma solução que cita o Panda original, de 1980, e que foi repetida no Novo Uno -- este, no entanto, traz apenas três elementos.

Isso é fácil de explicar: eram quatro no Panda conceito devido às quatro linhas paralelas e inclinadas que a Fiat usava como logo em seus carros (teve no Uno, na gama Prêmio e em outros); serão três no Novo Uno porque "Uno" tem três letras -- repare no logo e na placa com o nome do modelo nas duas fotos lá de cima. O formato é o mesmo do elemento dianteiro.

Tem mais? Bem, muita gente viu semelhanças entre o Novo Uno e o Kia Soul, que foi apresentado ao mundo no Salão de Paris de 2008. De nossa parte, nos parece que um outro carro da Fiat, por coincidência também lançado naquele autoshow, tem mais a ver com o modelo brasileiro: trata-se do Qubo, uma variação para passageiros do Fiorino europeu de terceira geração, compartilhado com as marcas da PSA -- que então apresentaram o Citroën Nemo e o Peugeot Bipper.

Seria essa uma explicação para um certo sotaque francês no conjunto óptico e na grade inferior do Novo Uno, à moda dos subcompactos C1 (principalmente) e 107? Veja a foto abaixo:


Fiat Qubo, versão familiar do Fiorino europeu; PSA tem 'clones'

Talvez o verdadeiro processo de ideias originais e de releituras (eufemismo para cópias, na opinião de alguns) que levou ao Novo Uno nunca seja 100% revelado. Você, leitor, poderá fazer suas próprias conjecturas por ocasião do lançamento, que obviamente terá cobertura total de UOL Carros, e depois nas ruas do Brasil.

Nelas, e em pouco tempo, Novo Uno é o que não vai faltar.

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