Guga Fakri
Em São Paulo
A Red Bull conquistou todas as pole positions disputadas até o momento em 2010, mas alguns problemas de confiabilidade no RB6 e as imprevisíveis corridas marcadas pela chuva no início do campeonato impediram que a escuderia de Sebastian Vettel e Mark Webber dominasse completamente o Mundial. O alemão é terceiro na tabela, seguido pelo australiano, enquanto o time está em terceiro entre os construtores.
Só que na primeira corrida do ano na Europa, justamente na pista onde todas as equipes testam e conhecem muito bem, em Barcelona, a Red Bull mostrou ampla superioridade. Ferrari, Mercedes e McLaren prometeram trazer novos pacotes para diminuir a diferença para a equipe das bebidas energéticas, mas o que se viu foi um domínio absoluto de Webber e Vettel durante todo o fim de semana.
Agora, a Red Bull chega a Mônaco com a responsabilidade de transformar o bom momento em pontos. Mas a vantagem tende a ser menor nas estreitas ruas de Monte Carlo, principalmente porque se espera que a definição do grid de largada seja uma loteria.
O principal assunto da F-1 em Mônaco até o momento é a expectativa por uma classificação caótica causada pelo tráfego de 24 carros na pista e, especialmente, pela lentidão das equipes novatas, que provavelmente causará problemas para quem estiver lutando pelas primeiras posições.
A situação pode piorar ainda mais com a possibilidade de chuva no sábado. Segundo o The Weather Channel, a chance de precipitação é de 20%. A posição de largada em Mônaco é fundamental, já que é o circuito mais travado do calendário. E, com tantas variáveis, a equipe austríaca pode ver sua série de pole positions consecutivas ser quebrada por uma “zebra”.
Na quinta-feira, Fernando Alonso liderou os treinos livres com a Ferrari, seguido por Nico Rosberg, da Mercedes. Vettel foi terceiro, e Webber apenas décimo. Michael Schumacher foi o quinto, e espera uma disputa mais equilibrada no traçado "especial" de Monte Carlo.
“Os times que têm alguma vantagem de velocidade máxima em outras pistas no momento não tem essa vantagem aqui, então o pelotão ficou mais próximo, o que no meu ponto de vista fará a classificação se tornar muito interessante. Estou ansioso para isso", disse o alemão.
Já o líder do campeonato, Jenson Button, nono nos treinos livres, acredita que a Red Bull tenha escondido o jogo nas sessões de quinta-feira. "No geral, a Ferrari parece rápida e eu acredito que a Red Bull está escondendo o seu ritmo. Tenho certeza que teremos uma ideia melhor no sábado pela manhã”, falou o inglês da McLaren.
O terceiro treino livre está marcado para as 6h da manhã deste sábado (horário de Brasília). Já o aguardado treino de classificação será disputado três horas depois, às 9h, mesmo horário da largada da corrida de domingo. Ambos serão transmitidos pela TV Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário